quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quando vejo alguém dizer que abriu o seu barracão com tanta naturalidade e rapidez, fico pensando como será que essa pessoa conseguiu tal proeza? porque na minha modesta opinião algumas coisas tem que ser consideradas, a saber: O local onde será construído o barracão, o tamanho necessário ou o mínimo que será usado na construção, quais os orixás a serem "plantados no axé", e mais umas séries de providências indispensáveis na contrução do templo religiosa e seu funcionamento posterior, e já que se fala tanto em modernidades, quais as evoluções pretende-se aplicar ao novo espaço onde será erguido o local sagrado. Bem, tudo isso partindo do pressuposto de que o novo líder esteja apto a comandar um novo local de culto, que requer inteligencia, seriedade, conhecimento, moralidade, cultura religiosa, e respeito por parte da comunidade e dinheiro para erguer o ILE (a casa) geralmente com muito sacrifício, (confecção de bingos, rifas, venda de angú a baiana, pequenas doações, e muita mão de obra solidária. Muita gente! mas muita gente mesmo, ao iniciar-se nos sagrados caminhos dos orixas, já o fazem com a intenção de se tornarem Babalorixás ou Iyalorixas, como se isso fosse uma escolha da própria pessoa e não dos orixás, é o Orixá quem prepara aquele (a) que se tornará responsável pelo culto do candomblé um dia, em alguns casos esses futuros babas e Iyas, são preparados até sem se dá conta de que estão em pleno curso de conhecimento e preparação para assumirem as suas missões, mas é claro que não são todos os filhos e filhas que representarão as vontades dos orixás um dia, e para todos aqueles que não está reservado está missão específica, outras funções os aguardam, nas casas de seus pais ou suas mães de santo, e essas funções são tão nobres quanto outras, todas servem aos orixás, e se a religião afro for servida só por mães e pais de santos (ou zeladores de santo como querem alguns) quem fará o candomblé? seria muito bom que alguns se conscientizasse disso, porque talvez as coisas comecem a funcionar de fato, como deve, e não como querem muitos, porque além das mães e pais grandes, estão as mães e pais pequenos, as Iyamoro, o baba efún, a dagan, osi, otun, alaxé. os Ogans, as Ekedjis, e tantos outras pessoas com cargos importantissímos dentro do candomblé. e muito importante são os Iyaos é abians, que representao a contimuidade do Egbe.

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